domingo, 13 de outubro de 2013

o fim do Leal cacicato em Olhão

Realiza-se amanhã uma cerimónia ritual da democracia em que vivemos, a tomada de posse dos eleitos para os dois principais órgão do poder local em Olhão, a Câmara e a Assembleia Municipal.
Costuma ser uma estopada para quem por acidente se atreva a assistir, uma repetição de quatro em quatro anos de troca de lugares ou manutenção nos mesmos dos mesmos da mesma família política, daí que só os envolvidos costumem aparecer.
Desta vez a coisa é diferente, temos uma renovação de quase 90% dos eleitos, temos nos dois órgãos uma maioria de eleitos por formações partidárias (PSD/CDU/BE + NR) que se apresentaram ao eleitorado claramente contra o já “regime” do PS, ou melhor de uma família política e de interesses que tem girado nos últimos anos à volta de duas personagens, Francisco Leal e António Pina acobertadas no PS.
São os responsáveis maiores pelo estado de submundo em que Olhão está transformado, o concelho com das mais altas taxas de desemprego, de necessitados de apoios sociais, de maior endividamento autárquico, de baixa qualidade de vida, de qualidade dos serviços camarários.
Um concelho vendido, nas suas mais valiosas áreas de ordenamento, a interesses do imobiliário especulativo.
Amanhã, António Pina vai ainda tomar posse como Presidente da Câmara mas tudo indica que não virá a ter poderes ilimitados porque vai ter uma maioria de vereadores na oposição (PSD/CDU/BE) que lhe vão exigir prestação de contas e só autorizar e aprovar as que comummente acordarem como de interesse para a comunidade.
Francisco Leal, vai tomar posse como deputado municipal, ainda vai dirigir a seguir à tomada de posse ao início dos trabalhos da 1ª Reunião da Assembleia Municipal, mas concluída a eleição para a sua Mesa, acaba o seu “reinado”, o lugar com que estava a sonhar não vai ser seu, vai ser para a oposição, mesmo que para um opositor sem merecimento do lugar.
Com o afastamento destes personagens ficam criadas as condições para que Olhão se encontre consigo próprio, de gentes de trabalho, trabalho há que exigir aos novos autarcas que também merecem um benefício de dúvida.

Esta cerimónia, amanhã, deve merecer a presença dos olhanenses.
Assistir ao compromisso formal que os eleitos assumem as promessas da campanha eleitoral e nós cidadãos munícipes, vamos ser as testemunhas que lhes iremos exigir o seu cumprimento.

5 comentários:

  1. SE HOUVESSE JUSTIÇA, O LEAL ERA O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL.
    VERGONHA TENHA QUEM NÃO O ELEGEU E SE JUNTOU PARA IR CONTRA ELE.
    ELE FOI O VENCEDOR DA ASSEMBLEIA E SEM DÚVIDA QUE, TODO O CONCELHO DE OLHÃO, O ELEGEU. O POVO MANDA E NÃO QUER OS BURROS OPOSITORES A LIDERAR ALGUMA COISA QUE NÃO TÊM CAPACIDADE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como cidadão e eleitor antes prefiro um burro honesto do que um chico esperto, que só é sábio para roubar e governar em seu próprio benefício. Ora faça lá bem as contas e veja se o foi o PS que venceu a Assembleia e não foi a oposição em conjunto.

      Eliminar
    2. O Presidente Leal ganhou sozinho. Para o derrubar, tiveram que se juntar TODOS. Não foram suficientemente bons, para o derrubar sozinho. Aí sim, tinham mérito.

      Eliminar
    3. foi todo o concelho que votou nele? ou foi a maioria dos funcionários municipais e de empresas municipais e ainda de instituiçoes que dependem da camara, que votaram com receio de represálias, tendo em conta que os cabecilhas dessas pandilhas são todos das mesmas famílias que se teem enchido a conta dos munícipes?...

      Eliminar
    4. ELE GANHOU! OS COBARDES É QUE SE JUNTAM POIS SOZINHOS NÃO VALEM NADA!

      Eliminar